SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G031LID06PGR7HA3EKD4
Z7_086423G031LID06PGR7HA3UI17

Seguimos boas práticas

Queremos garantir a acessibilidade, minimizar erros de entendimento e facilitar a experiência

Z7_086423G031LID06PGR7HA3EKT2

Boas práticas

As maneiras mais adequadas de se comunicar com o público mudam com o tempo, principalmente quando pensamos na redação para mídias digitais.

Pensando nisso, estamos atentos às novidades da área, pesquisando e participando das discussões da comunidade de pessoas especializadas em redação para mídias digitais. Assim como nós, essas pessoas estão constantemente aperfeiçoando seus conhecimento e trazem importantes contribuições e padrões a serem adotados para melhorar a escrita em plataformas digitais.

As boas práticas na escrita são importantes porque ajudam a melhorar a usabilidade dos produtos.

Z7_086423G031LID06PGR7HA3EC80

Benefícios

Z7_086423G031LID06PGR7HA3UGJ1

Frases e parágrafos

A leitura em canais digitais é feita principalmente pelo método de escanear, isto é, quando a pessoa apenas analisa rapidamente os tópicos, imagens e informações destacadas, para só depois ler com mais atenção. É como conferir o índice de um livro antes de realmente lê-lo.

Por esse motivo, é importante dar um cuidado especial à estrutura das informações em frases e parágrafos, de forma a dividir o conteúdo em seções por títulos, utilizar listas sempre que possível e destacar adequadamente as informações mais importantes. Tudo isso auxilia a encontrar as informações mais rapidamente. Aqui as dicas são:

  • Evite blocos de texto

Textos longos em grandes parágrafos formam “blocos de texto”, que as pessoas evitam ler. Por isso, procure dividir as ideias em parágrafos curtos e listas.

 

  • Tome cuidado com dupla negativa

Alguns termos já expressam uma ideia negativa, como aqueles que utilizam prefixo -in, -a, -dis. Você pode tentar reescrever a frase na afirmativa para torná-la mais simples ou usar as palavras que serão mais facilmente entendidas.

❌ Não fazer

O documento não pode estar inválido.

⚠️ Pode ser melhorado

O documento deve estar válido.

✅ Fazer

O documento não pode estar vencido.

 

  • Atente-se a repetições excessivas

Se for o caso, tente substituir os termos por sinônimos, pronomes ou outros elementos de coesão.

❌ Não fazer

O RG fica pronto em 5 dias úteis. O RG pode ser retirado por qualquer pessoa com o protocolo.

✅ Fazer

O RG fica pronto em até 5 dias úteis e qualquer pessoa pode retirá-lo levando o protocolo.

Z7_086423G031LID06PGR7HA3UGF2

Pontuação

Para manter a consistência em nossa comunicação, é importante nos atentarmos para a pontuação adequada em cada situação. A ideia é evitar dúvidas e tons inadequados. Algumas dicas:

  • Evite pontuação excessiva

Muita pontuação, como pontos de exclamação e de interrogação, transmite tons que não consideramos adequados para nossa comunicação, como euforia ou confusão. Perguntas retóricas também trazem dúvida na leitura, por isso preferimos evitá-las, certo?

❌ Não fazer

Vamos lá! Você quer solicitar o cartão de idoso para estacionamento, né?
➡️ Acesse o portal Poupatempo e digite Cartão do Idoso na barra de busca.
➡️ Informar os dados pedidos na tela.
Legal, né!

✅ Fazer

Siga essas orientações para a solicitar o cartão de estacionamento para idoso no Portal Poupatempo:
➡️ Fazer login com o Gov.br.
➡️ Informar os dados pedidos na tela.

 

  • Evite orações complexas encadeadas por vírgulas

Também sugerimos que tomem cuidado com as orações muito complexas, como as que contêm muitas vírgulas. Elas são mais difíceis de compreender.

Caso os referidos dados sejam coincidentes, o agente baterá o carimbo com os dizeres “confere com o original”, ou, na falta do mesmo, poderá redigir a aludida expressão. Por fim, o atendente colocará a sua rubrica e datará o formulário.

 

  • Use reticências de forma moderada

Evite reticências no conteúdo, elas sugerem informações incompletas ou desconhecidas. Um bom uso delas é nas telas em que orientamos a pessoa a aguardar que a informação seja carregada.

❌ Não fazer

Faça a reclamação de produtos dos ramos alimentícios, farmacológicos, imobiliários…

✅ Fazer

Faça a reclamação de produtos de qualquer ramo da indústria.

 

  • Evite perguntas retóricas

Mesmo que pareçam mais acolhedoras, as perguntas retóricas muitas vezes passam a impressão que não temos conhecimento sobre o que fazemos. Queremos passar credibilidade e segurança em nossas informações, por isso tome cuidado nesse uso.

❌ Não fazer

Não tem o RG? Traga a CNH em seu lugar.

✅ Fazer

Se não tiver o RG, traga a CNH.

❌ Não fazer

Esse serviço é gratuito. Bom, né?

✅ Fazer

Esse serviço é gratuito.

 

  • Siga regras para listas

Busque escrever dessa forma:

  • Se iniciar o tópico com letra maiúscula, termine com ponto final.
  • Se iniciar com letra minúscula, use ponto e vírgula.

Contudo, evite listas iniciadas por frases incompletas, elas tornam a leitura mais difícil, pois precisam ser relidas a cada novo tópico.

❌ Não fazer

Faça:

  • o agendamento pelo site;
  • o processo presencialmente.

✅ Fazer

Siga essas orientações:

  • Faça o agendamento pelo site.
  • Termine o processo presencialmente.
Z7_086423G031LID06PGR7HA3U8O0

Siglas e abreviações

Importante para agilizar a escrita, adotamos um padrão para redigir siglas e abreviações. Confira o padrão para usar:

  • Siga regra definida e mantenha consistência

A regra para siglas é:

  • até 3 letras: caixa-alta - USP, CPF, RG
  • mais de 3 letras mas ilegível: caixa-alta - SGGD, CDHU, IPTU
  • mais de 3 letras e legível: 1ª letra em caixa-alta, restante em caixa-baixa - Procon, Unifesp, Sefaz

❌ Não fazer

SABESP, DETRAN, Usp, Iptu

✅ Fazer

Sabesp, Detran, USP, IPTU

 

  • Use apenas siglas conhecidas abreviadas

Se for necessário usar alguma sigla não conhecida, explique na 1ª vez em que utilizá-la.

❌ Não fazer

PPD, CTPS, Dare, DAE, N/A

✅ Fazer

RG, CPF, CNH, IPTU, Sabesp, USP, Unesp, PJ, R., Av.

Z7_086423G031LID06PGR7HA3U8S3

Destaques

Para facilitarmos a leitura, destacamos informações para uma leitura rápida, mas de forma moderada, para não atrapalhar a mensagem.

Siga essas recomendações:

  • Não use caixa-alta para destaque

É comum que caixa-alta seja entendida como grito, e recomendamos não escrever dessa maneira. Quando precisar dar destaque, use negrito.

❌ Não fazer

O formulário deverá ser preenchido com LETRA LEGÍVEL.

✅ Fazer

Preencha o formulário com letra legível.

 

  • Use estilo moderado para leitura rápida

Evitamos destacar muitas informações, mas quando for imprescindível, use as boas práticas.

✅ Fazer

O RG não tem prazo de validade, mas deve permitir seu reconhecimento. Por isso, alguns locais exigem que ele tenha menos de 10 anos.

Uma dica que pode contribuir na revisão do conteúdo é analisar se a informação destacada permite uma leitura rápida, ou seja, que se leia somente ela, sem prejuízo da informação restante.

 

  • Não use asteriscos e letras pequenas

Orientações ao fim do texto e asteriscos para explicações completas passam a impressão de que se deseja esconder informações importantes. Se forem relevantes, mantenha elas no texto.

❌ Não fazer

No Poupatempo, pague com dinheiro* ou cartão de débito a taxa de emissão do CRV, que custa:

  • R$ 419,03 se você não licenciou o veículo esse ano.
  • R$ 263,80 se já fez o licenciamento.

Consulte as demais taxas no Portal Detran.SP.
* Só aceitamos essa forma de pagamento em alguns locais. Confira aqui onde pagar com dinheiro.

✅ Fazer

No Poupatempo, pague com cartão de débito a taxa de emissão do CRV, que custa:

  • R$ 419,03 se você não licenciou o veículo esse ano.
  • R$ 263,80 se já fez o licenciamento.

Consulte onde também aceitamos dinheiro e consulte as demais taxas no Portal Detran.SP.

Essa dica também serve para notas de rodapé em documentos disponíveis ao público.

 

  • Evite estilo que cause distração, como negrito, sublinhado, texto colorido

Embora recomendado, o uso de destaques pode atrapalhar a leitura se for usado de maneira exagerada. Aqui, a gente usa do bom senso para avaliar, pois entendemos que cada caso tem sua particularidade.

❌ Não fazer

Pague a taxa de R$ 10,00 com cartão de débito ou dinheiro.

Z7_086423G031LID06PGR7HA3U861

Emojis

Os emojis são ideogramas e outras figuras usados em páginas digitais para representar ideias, emoções, palavras ou até frases completas. Eles têm vários sentidos a depender do contexto em que são usados, por isso tome cuidado quando for usá-los. A gente separou algumas dicas para ajudar:

  • Pondere o uso de emojis

Assim como no caso da informalidade, não use emojis em excesso. Assim, garantimos a credibilidade das informações. Um texto repleto de emojis pode ser divertido, mas não passa confiança.

❌ Não fazer

Você pode acessar o modelo do atestado aqui. 😉 

❌ Não fazer

É necessário agendar o atendimento presencial no portal do Poupatempo ou no Aplicativo Poupatempo Digital. 📆 

❌ Não fazer

Esse serviço é gratuito. Bom, né? 😁

 

  • Evite repetição de emojis

Apesar de ser muito comum utilizar vários emojis seguidos, leitores de tela descrevem cada um deles, tornando a compreensão muito mais difícil e o texto mais longo. Além disso, a repetição polui a tela com elementos desnecessários.

❌ Não fazer

✈️✈️✈️ Se o RG for provisório para viagem, não temos isenção da taxa. E quando voltar da viagem, terá que pedir o RG definitivo e pagar a taxa novamente, ok?

 

  • Use emojis para separar textos

Percebemos que uma boa aplicação é utilizar os emojis para tratar de tópicos diferentes. Perceba esse uso com nossos exemplos.

No whatsapp do Poupatempo:

✅ Fazer

A 1ª via do RG é gratuita. Para a 2ª via, cobramos R$ 51,39.
📬 Se desejar receber em casa, a taxa de envio é de R$ 9,09.
Pra pagar, nós aceitamos pix e cartão de débito em todos os postos.
Não cobramos a taxa do RG dessas pessoas:

  • Mulheres com mais de 60 anos ou homens com mais de 65.
  • Vítimas de catástrofe natural nos últimos 60 dias.
  • Pessoas que se declaram pobres nos termos da lei.
  • Pessoas desempregadas há mais de 3 meses, apresentando a Carteira de Trabalho.

✈️ Se o RG for provisório para viagem, não temos isenção da taxa. E quando voltar da viagem, terá que pedir o RG definitivo e pagar a taxa novamente.

No Instagram do Poupatempo:

✅ Fazer

📢 Atenção: o Poupatempo Lins vai mudar de endereço!
📌 A partir da próxima segunda-feira (28), vamos atender na Av. Nicolau Zarvos, 330, na Vila Clélia, no mesmo horário, das 9h às 17h durante a semana, e aos sábados, das 9h às 13h.
⚠️ Nossa unidade ficará fechada de quinta (24) até sábado (26) para concluirmos a mudança.

Z7_086423G031LID06PGR7HA3U8H2

Hiperlinks

Uma preocupação que temos é em tornar as informações acessíveis para todas as pessoas. E uma prática negativa é escrever endereços eletrônicos com textos como "clique aqui" ou "saiba mais". Então, segue essa dica para melhorarmos a comunicação com as pessoas:

  • Permita a leitura por links

Faz parte de nossa missão permitir que todos tenham a informação completa. Leitores de tela podem ser usados para identificar apenas os links de um texto. Se todos forem “clique aqui”, a pessoa não saberá para onde será direcionada. Assim, indique o destino no texto que contém o link.

Aqui um exemplo de como podemos usar corretamente a acessibilidade nos links:

Demonstração da diferença de navegação por links em leitores de tela com textos completos

Fonte: Blog da Universidade da Califórnia

Z7_086423G031LID06PGR7HA3U8D0

Números e quantias

Para simplificarmos o entendimento de todas as pessoas, é importante termos um padrão para a escrita de números, de modo a sabermos quando usamos algarismos, quando escrevemos em extenso e quais as boas práticas para simplificar grandes quantidades. Seguem algumas orientações:

  • Use números em algarismos, mesmo os cardinais

Números em algarismos arábicos são facilmente reconhecidos por todas as pessoas e podem ser mais rapidamente encontrados em uma leitura dinâmica.

❌ Não fazer

A pessoa deve ter entre 5 (cinco) e 10 (dez) anos de idade.

✅ Fazer

A pessoa deve ter entre 5 e 10 anos de idade.

❌ Não fazer

Seu documento leva dois dias para ficar pronto.

✅ Fazer

Seu documento leva 2 dias para ficar pronto.

❌ Não fazer

Solicite a segunda via do documento.

✅ Fazer

Solicite a 2ª via do documento.

Destacamos aqui que deve-se evitar a escrita em extensão dentro de parênteses após a escrita em algarismo, isso torna o texto mais poluído e dificulta a leitura em leitores de tela.

 

  • Simplifique grandes quantidades

Percebemos que é mais fácil de entender quando escrevemos "5 mil" em vez de "5.000". E isso só se agrava em quantias maiores, como em "1 milhão".

❌ Não fazer

Seu cartão não pode ultrapassar o limite de R$ 2.000,00.

✅ Fazer

Seu cartão não pode ultrapassar o limite de R$ 2 mil.

Z7_086423G031LID06PGR7HA3U8B3

Unidades de medida

Outro padrão para adotarmos é dedicado à escrita de unidades de medida, como metros, quilos e todas as demais. Também tivemos um cuidado para tratar tempo de duração, data e hora, pois são conteúdos que costumam gerar dúvida na redação.

Consulte os tópicos para mantermos a consistência em nossa comunicação:

  • Data e  hora

  Em textos corridos Em itens e campos de preenchimento
Data 10 de outubro de 2023 10/10/2023
Hora

Escreva as horas com algarismos, de forma simplificada, com a abreviatura h, sem espaço, e no sistema de 24 horas, ou seja 4h30 para manhã e 16h30 para tarde.

  • 12h15
  • 9h

Escreva a hora completa, separada por dois pontos, e no sistema de 24 horas, ou seja 04:30 para manhã e 16:30 para tarde.

  • 12:15
  • 09:00

 

  • Tempo

Em textos corridos, não abrevie a medida temporal, como minutos, dias, semanas.

✅ Fazer

  • Enviaremos seu documento em 20 dias úteis.
  • O atendimento dura cerca de 15 minutos.
  • Seu documento ficará disponível em até 3 horas.

 

  • Medidas

Escreva o símbolo sempre separado do valor por espaço e em minúsculo, assim:

✅ Fazer

  • 1 m²
  • 2 cm
  • 4 kg

Em outros casos, como temperatura e litros, a forma correta é em letra maiúscula:

✅ Fazer

  • 25 ºC
  • 8 L
Complementary Content
${loading}