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Como nos comunicamos

Usamos uma linguagem simples, direta e próxima, valorizando o fácil entendimento e a conexão com as pessoas

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Linguagem simples

A linguagem simples busca tornar a leitura e a compreensão de textos mais fácil para todas as pessoas. Isso significa:

  • Ampliar o acesso às informações públicas.

  • Agilizar a compreensão, diminuindo o esforço.

  • Tornar a experiência mais simples e rápida.

Escrever simples demanda esforço. Na internet, temos materiais de linguagem simples para auxiliar seu aprendizado, não deixe de conferir.

Consultar materiais de linguagem simples
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Orientações

Abaixo indicamos algumas recomendações para adaptarmos as comunicações à voz que usamos.

 

Uso da 1ª pessoa do plural

Falamos assim, como o grupo do qual fazemos parte. Isso torna o texto mais fácil de entender e soa mais empático.

❌ Não fazer

Sua certidão é enviada em até 20 dias.

✅ Fazer

Enviamos sua certidão em até 20 dias.

 

Gramática semi-formal

Por muito tempo, o governo foi associado à linguagem burocrática e de difícil compreensão. Para revertermos essa situação, equilibramos a comunicação entre a gramática formal e a informal para aproximar nosso público do estado.

Mas comunicar-se de forma simples não significa ser informal. Representamos um órgão público e precisamos agir como tal. Além de ser empática e simples, a mensagem deve transmitir segurança.

Características da voz aplicada na comunicação

Dicas

  • Evite formalidade em excesso

Nossa comunicação deve ser transparente, sem burocracia. Por isso, evite jargões, frases rebuscadas e o juridiquês.

❌ Não fazer

Em vista da previsão legal da incapacidade dos menores de 16 anos responderem pelos atos da vida civil, nas solicitações de suas carteiras de identidade os menores devem estar devidamente representados.

✅ Fazer

Menores de 16 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal para solicitar o RG.

 

  • Evite informalidade

Queremos nos comunicar com as pessoas sem burocracia, mas muita informalidade não transmite a confiança que se espera do governo.

❌ Não fazer

Você também pode consultar o serviço no portal Poupatempo, vamos lá! 😊
➡️ Acesse o portal Poupatempo e digite Consulta de matrícula na barra de busca
➡️ E siga as orientações
Legal, né! 😎

✅ Fazer

Você também pode consultar sua matrícula no Portal Poupatempo. É só seguir essas orientações:
➡️ Fazer login com o Gov.br.
➡️ Informar os dados pedidos na tela.

 

Ordem direta

É mais fácil de entender orações quando o sujeito da ação está explícito.

Entenda um pouco mais sobre ordem direta e indireta:

  • Ordem direta: é quando o sujeito da frase, isso é, quem faz a ação, vem antes do predicado – verbo e objeto de que trata.

  • Ordem indireta: nessa forma, os termos são deslocados, como em "recebeu uma infração seu veículo".

Na hora em que for redigir seu conteúdo, siga esse exemplo:

❌ Não usar ordem indireta

Precisam ser pagos os débitos do veículo e a taxa do serviço.

✅ Usar ordem direta

Você precisa pagar os débitos do veículo e a taxa do serviço.

 

Voz ativa e passiva

Na língua portuguesa, temos a voz ativa e a voz passiva. Cada uma pode ser usada em um momento diferente. Vamos tentar demonstrar, mas se tiver dúvidas, não deixe de entrar em contato conosco pelo e-mail gestao.tom.voz@sp.gov.br.

  • Voz ativa: é quando o sujeito realiza a ação expressa pelo verbo, como em "O sujeito fez uma ação".

  • Voz passiva: ao contrário da voz ativa, é quando o sujeito recebe a ação do verbo, como em "Uma ação foi feita pelo sujeito".

Recomendamos que use preferencialmente a voz ativa. Ela facilita o entendimento dos textos, pois instrui de forma mais simples o que a pessoa deve fazer.

❌ Evitar voz passiva

O prazo para a conclusão do serviço será informado no atendimento.

✅ Usar voz ativa

Informaremos no atendimento o prazo para a conclusão do serviço.

 

Embora seja melhor usar a voz ativa na maioria das comunicações, em alguns casos a voz passiva suaviza a mensagem. Nesse caso, é bom usá-la.

✅ Bom uso da voz passiva

Sua conta foi bloqueada por exceder as tentativas de acesso

❌ Mau uso da voz ativa

Você bloqueou sua conta por exceder as tentativas de acesso

 

Imperativo

Como pretendemos agilizar a comunicação, quando a intenção for orientar, indique logo no início o que a pessoa irá fazer, para que ela entenda a ação que esperamos dela.

O verbo no imperativo exprime ordem, como faça, abra, agende, preencha, e assim por diante.

Escreva dessa forma para facilitar o entendimento da ação que esperamos que a pessoa realize. Confira os exemplos:

❌ Não fazer

Os débitos do veículo devem ser pagos.

⚠️ Fazer, mas com atenção

Você deve pagar os débitos do veículo.

✅ Fazer, preferencialmente

Em seguida, pague os débitos do veículo.

 

Lembramos ainda que essas são recomendações básicas para auxiliar na redação de produtos digitais.

Caso queira saber mais sobre o assunto, confira os materiais de apoio sobre linguagem simples e consulte as boas práticas para redação em mídias digitais. Você também pode consultar nosso vocabulário controlado. E, se sentir falta de algum termo, colaborar com sugestões.

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