O que é tom e voz
Todo mundo sabe a importância de ter uma identidade visual bem definida e reconhecida pelo público. Na comunicação, não é diferente. A padronização na linguagem minimiza ruídos no diálogo, transmite segurança na informação e facilita a rápida compreensão.
Para padronizarmos a escrita dos canais digitais de São Paulo, definimos uma identidade para tornar toda a comunicação de fácil entendimento. Essa identidade é moldada pela voz que utilizamos e pelos tons que empregamos em cada situação.
Abaixo você vai conhecer um pouco mais sobre tom e voz e como utilizar o manual no seu dia-a-dia. Consulte esse material sempre que desejar para mantermos uma voz consistente e segura para todas as pessoas de São Paulo.
Voz
- É a nossa identidade, estabelecida pelos nossos valores e missão.
- Usamos ela para criar uma conexão emocional com o público.
- Mantemos a voz consistente ao longo do tempo.
Nossa voz é única: Independentemente da situação, falamos de forma simples, priorizando a resolução dos problemas e a comunicação eficaz com nosso público. Sem informalidade, representamos um órgão público, que precisa tratar a todas as pessoas com respeito.
Tom
- É o estilo ou a forma que escolhemos para nos comunicarmos em cada momento.
- Define a abordagem que vamos empregar nas diferentes situações.
- Moldamos o tom de acordo com público-alvo e canal.
Situações diferentes precisam de tons diferentes: Embora a voz seja única, adequamos ela a cada momento. Por exemplo, em mensagens de erro, priorizamos a resolução do problema. Já em uma divulgação de eventos, podemos empregar um tom que empolgue e traga engajamento, desde que não ultrapassemos o limite.
Objetivo do nosso manual
Fornecer orientações simples
Agilizando os processos de escrita e diminuindo o esforço do público para compreender as informações públicas.
Trazer acessibilidade
Permitindo que os textos possam ser lidos por todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiência.
Refletir nossos valores
Alinhando os conteúdos a nossos objetivos e compromissos para promover transparência e eficiência.
Promover uma imagem consistente
Mantendo a consistência da voz para assegurar uma imagem sólida e coerente.
Como usar o manual
Para comunicar na voz e no tom adequados, trazemos uma série de recomendações que podem auxiliar quando estiver escrevendo seu conteúdo.
Neste manual, você encontrará orientações sobre:
- Como utilizar linguagem simples e desburocratizada, seguindo recomendações de vocabulário apropriado e outras dicas para a escrita.
- Como empregar o tom de voz adequado para diferentes contextos, desde comunicações formais até interações em redes sociais.
- Como usar linguagem inclusiva e sensível, reconhecendo a importância da diversidade em nossa sociedade.
A importância de editar um texto
Por entendemos que um conteúdo sempre pode ser aperfeiçoado, sugerimos que siga esse processo:
- Inicialmente, inclua mais palavras e informações, de modo a tornar o texto mais significativo. Nesse momento, acrescente todo o contexto que seu público precisa.
- Em seguida, deixe o conteúdo mais conciso, reduzindo aquilo que pode ser simplificado e excluindo as informações que não são de extrema importância para o contexto.
- Depois, tente adequar o texto como se estivesse se dirigindo para quem está lendo. Assim você torna o conteúdo mais dialógico.
- Repare que as palavras aumentam nesta etapa, pois um texto mais compreensivo e empático nem sempre é um texto mais curto.
- Por último, volte a atenção para o fácil entendimento da mensagem. Torne o conteúdo mais simples, substituindo ambiguidades e usando os termos mais conhecidos pelo seu público.
Processo de edição de um texto proposto por Torrey Podmajersky em Redação Estratégica para UX (2019)
Material colaborativo
Contamos com sua colaboração para continuarmos a aperfeiçoar este manual.
Além disso, agradecemos o seu compromisso em seguir as recomendações para atender às necessidades e expectativas de todas as pessoas no estado.
- ${title}${badge}