SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HCID069E7GVRHIE36
Z7_086423G03HCID069E7GVRHUP01

Manual de tom e voz

Para comunicar na voz e no tom adequados, trazemos recomendações que ajudam manter o conteúdo simples, direto e acolhedor

Z7_086423G03HCID069E7GVRHUP41

O que é tom e voz

Todo mundo sabe a importância de ter uma identidade visual bem definida e reconhecida pelo público. Na comunicação, não é diferente. A padronização na linguagem minimiza ruídos no diálogo, transmite segurança na informação e facilita a rápida compreensão.

Para padronizarmos a escrita dos canais digitais de São Paulo, definimos uma identidade para tornar toda a comunicação de fácil entendimento. Essa identidade é moldada pela voz que utilizamos e pelos tons que empregamos em cada situação.

Abaixo você vai conhecer um pouco mais sobre tom e voz e como utilizar o manual no seu dia-a-dia. Consulte esse material sempre que desejar para mantermos uma voz consistente e segura para todas as pessoas de São Paulo.

Voz

  • É a nossa identidade, estabelecida pelos nossos valores e missão.
  • Usamos ela para criar uma conexão emocional com o público.
  • Mantemos a voz consistente ao longo do tempo.

Nossa voz é única: Independentemente da situação, falamos de forma simples, priorizando a resolução dos problemas e a comunicação eficaz com nosso público. Sem informalidade, representamos um órgão público, que precisa tratar a todas as pessoas com respeito.

Tom

  • É o estilo ou a forma que escolhemos para nos comunicarmos em cada momento.
  • Define a abordagem que vamos empregar nas diferentes situações.
  • Moldamos o tom de acordo com público-alvo e canal.

Situações diferentes precisam de tons diferentes: Embora a voz seja única, adequamos ela a cada momento. Por exemplo, em mensagens de erro, priorizamos a resolução do problema. Já em uma divulgação de eventos, podemos empregar um tom que empolgue e traga engajamento, desde que não ultrapassemos o limite.

Z7_086423G03HCID069E7GVRHUPE0

Objetivo do nosso manual

Z7_086423G03HCID069E7GVRHUPI2

Como usar o manual

Para comunicar na voz e no tom adequados, trazemos uma série de recomendações que podem auxiliar quando estiver escrevendo seu conteúdo.

Neste manual, você encontrará orientações sobre:

  • Como utilizar linguagem simples e desburocratizada, seguindo recomendações de vocabulário apropriado e outras dicas para a escrita.
  • Como empregar o tom de voz adequado para diferentes contextos, desde comunicações formais até interações em redes sociais.
  • Como usar linguagem inclusiva e sensível, reconhecendo a importância da diversidade em nossa sociedade.
Z7_086423G031LID06PGR7HA36J40

A importância de editar um texto

Por entendemos que um conteúdo sempre pode ser aperfeiçoado, sugerimos que siga esse processo:

  • Inicialmente, inclua mais palavras e informações, de modo a tornar o texto mais significativo. Nesse momento, acrescente todo o contexto que seu público precisa.
  • Em seguida, deixe o conteúdo mais conciso, reduzindo aquilo que pode ser simplificado e excluindo as informações que não são de extrema importância para o contexto.
  • Depois, tente adequar o texto como se estivesse se dirigindo para quem está lendo. Assim você torna o conteúdo mais dialógico.
  • Repare que as palavras aumentam nesta etapa, pois um texto mais compreensivo e empático nem sempre é um texto mais curto.
  • Por último, volte a atenção para o fácil entendimento da mensagem. Torne o conteúdo mais simples, substituindo ambiguidades e usando os termos mais conhecidos pelo seu público.

Processo de edição de um texto proposto por Torrey Podmajersky em Redação Estratégica para UX (2019)

Z7_086423G031LID06PGR7HA36J13

Material colaborativo

Contamos com sua colaboração para continuarmos a aperfeiçoar este manual.

Além disso, agradecemos o seu compromisso em seguir as recomendações para atender às necessidades e expectativas de todas as pessoas no estado.

Z7_086423G031LID06PGR7HA36JL1
Complementary Content
${loading}