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Voz que usamos
Entendemos que a voz definida para as comunicações deve seguir um padrão mínimo e comum, ou seja, sempre manter uma mesma linguagem.
Esses são os princípios e valores que definem a voz que usamos, pois representamos um órgão público, então passamos segurança e tratamos todas as pessoas com respeito e sem informalidade. Falamos de forma simples, priorizando a resolução dos problemas e a comunicação eficaz.
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Quadro de voz
O quadro de voz é um importante material que orienta de forma rápida e prática a escrever para o público. São recomendações orientadas pelos nossos valores, de acordo com cada um dos itens de organização da linguagem.
Tenha sempre ele com você, pois pode ajudar a resolver dúvidas e casos pontuais.
Simples | Prestativa | Confiável | |
---|---|---|---|
Conceitos |
Comunicar somente o necessário |
Ter proatividade, auxiliar a experiência e se adiantar para resolver problemas |
Comunicar de forma universal e padronizada |
Vocabulário |
Seguir vocabulário controlado |
Usar palavras de fácil entendimento |
Prestar informações claras e corretas |
Gramática |
Usar voz ativa e imperativo |
1ª pessoa do plural e na ordem direta |
Usar gramática semi-formal |
Verbosidade |
Usar linguagem simples |
Evitar ou, se houver, explicar termos técnicos |
Evitar termos que gerem dúvida ou duplo sentido |
Pontuação |
Usar pontuação na medida |
Evitar pontuação excessiva e usar listas |
Usar pontos de interrogação e de exclamação de forma moderada |
Capitalização |
Não usar letra maiúscula, exceto no início da frase |
Não usar caixa-alta, exceto como elemento de interface |
Usar siglas e nomes seguindo as boas práticas |